Você já sabe da nova plataforma FGTS Digital?

De acordo com comunicado em seu portal, o eSocial passará por uma parada temporária no próximo dia 19/08, sábado, das 8h às 12h. A parada é necessária para integração com o ambiente de produção limitada (testes) do FGTS Digital. Todos os módulos do eSocial – web (inclusive os módulos simplificados) e web service – serão impactados e ficarão indisponíveis durante o período da parada.

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma plataforma virtual de sistemas integrados. O objetivo da tecnologia, de acordo com o próprio Governo Federal, é integrar sistemas para gerenciar os mais diversos processos sobre obrigações do FGTS. Com isso, as empresas podem cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

A sigla FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é uma garantia para trabalhadores demitidos sem justa causa. Para que haja essa segurança, todo mês, as empresas precisam pagar a chamada Guia de Recolhimento do FGTS (GRF). O valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores.

A novidade, ou seja, a plataforma do FGTS vem justamente para substituir a GRF e unificar outros serviços em uma só plataforma, que é o eSocial.

Quais os serviços disponíveis no FGTS Digital?

Por meio da implementação desse novo sistema, tanto o empregado como o empregador têm uma série de serviços disponíveis.

Para as empresas, será possível criar e personalizar boletos, realizar consultas, visualizar dívidas, optar por parcelamentos, solicitar reembolsos quando necessários, entre outros serviços que contribuem para otimizar a rotina de prestação de contas quanto ao FGTS.

Já para os colaboradores, é possível consultar os extratos, verificar seus depósitos, conferir atrasos, verificar transferências, empréstimos e ainda oferece acesso a diversos requerimentos necessários para a liberação do crédito.

Quais as vantagens do FGTS Digital?

Segundo o Governo Federal, estes são os benefícios da nova plataforma: redução de custos adicionais pagos à arrecadadora do FGTS; diminuição de gastos operacionais; automatização de procedimentos por meio da digitalização de serviços; mais eficiência aos serviços prestados aos empregados; maior eficiência na gestão de dados e informações; garantia de um banco de dados e de um sistema seguro para as empresas cumprirem suas obrigações; maior segurança no armazenamento e gerenciamento de dados; maior base de informações para as empresas tomarem decisões estratégicas; aumento da transparência de processos relacionados ao FGTS; e melhoria da comunicação.

Como acessar o FGTS Digital?

Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. Com seu usuário e senha em mãos, é possível acessar todas as informações sobre sua conta, saques e demais aspectos relevantes. Vale destacar que para ter acesso a esses recursos é obrigatório ter uma conta gov.br com um nível de validação prata ou ouro.

Para a empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/fgts-digital-informacao-importante-sera-apresentada-amanha/

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Recentes

calculator, calculation, insurance-385506.jpg

Não misture suas finanças pessoais com as finanças da sua empresa

Misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa é uma prática comum, principalmente quando o empreendedor é responsável por toda a administração do negócio. Se a empresa ainda não tem uma movimentação financeira mais intensa, muitos acabam juntando tudo na mesma conta por considerarem mais prático para gerenciar. Entretanto, não separar as despesas pessoais

Leia Mais »

Fraudes com atestados médicos: o que acontece com empregado queapresentar falso laudo para faltar no trabalho?

No âmbito do direito trabalhista, a ausência de um empregado por motivos de saúde é uma situação regulamentada pela legislação, que exige a apresentação de atestado médico para justificar a falta. A não apresentação desse documento acarreta descontos no salário do trabalhador, perda do descanso semanal remunerado e, em casos recorrentes, até a demissão por

Leia Mais »

EFD-Reinf: quem deve declarar em 2024 e quais as mudanças desta obrigação

Empresas devem estar atentas às novidades que começaram a valer no dia 1º de janeiro. Neste ano, uma das principais mudanças para a classe contábil é a substituição da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) pela Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). A mudança visa simplificar o processo obrigatório

Leia Mais »

Procurando por uma consultoria especializada?

Conversa GRATUITA com especialista

Sua oportunidade de ter uma consultoria contábil exclusiva antes de contratar o serviço. Nosso time de especialistas vai ajudar você a tirar suas dúvidas e entender melhor suas necessidades.