calculator, calculation, insurance-385506.jpg

Não misture suas finanças pessoais com as finanças da sua empresa

Misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa é uma prática comum, principalmente quando o empreendedor é responsável por toda a administração do negócio. Se a empresa ainda não tem uma movimentação financeira mais intensa, muitos acabam juntando tudo na mesma conta por considerarem mais prático para gerenciar. Entretanto, não separar as despesas pessoais das contas do negócio pode ter várias consequências negativas.

Muitos empresários tomam decisões erradas, misturando as finanças pessoais com as da empresa. Entre os erros comuns, estão:

  • Utilizar as contas da empresa para pagamento de despesas pessoais;
  • Retirar recursos do caixa operacional da empresa para pagamento de despesas pessoais;
  • Efetuar compras pessoais com o CNPJ da empresa.

Para que você não cometa esse erro – e entenda a importância do tema – trazemos os motivos que mostram porque separar as finanças pessoais e da empresa é indispensável para manter seu negócio crescendo. Acompanhe.

Consequências de misturar as duas finanças

Esses são alguns dos problemas que você terá ao misturar dinheiro da empresa/vida pessoal:

  • Contas ‘maquiadas’, que não fecham com a real situação da empresa;
  • Dificuldade para contabilização das operações, tendo em vista que as operações pessoais feitas pela conta da empresa não têm documento fiscal comprobatório que as justifiquem;
  • Problemas de insolvência para a empresa, em momentos de necessidade de caixa;
  • Eventuais fiscalizações na empresa e, uma vez que sejam identificadas movimentações atípicas e/ou sem comprovação documental, a empresa pode receber autuações e multas fiscais.

Como você pode observar, operar erroneamente os recursos da empresa pode trazer diversos
complicadores.

E como o sócio pode ‘colocar a casa em ordem’?

De forma simples, com alguns passos bem consolidados:

  • 1) O sócio definir o pró-labore (salário) mensal mínimo para que receba mensalmente e possa pagar as despesas do dia a dia;
  • 2) Quando for necessário um aporte financeiro maior para pagamento de despesas pessoais, o sócio deve solicitar à contabilidade o recibo de distribuição de lucros, podendo assim transferir recursos da conta bancária PJ para a conta bancária PF com segurança.
  • 3) Os cartões crédito e débito da empresa devem ser separados da pessoa física, e nunca utilizados para outros fins que não a operação da empresa; todas assuas compras devem sempre ter documento fiscal comprobatório em nome da empresa (CNPJ).

Viu só como é simples?
Entender a importância de separar as finanças pessoais e da empresa torna-se uma necessidade para que, nos dois aspectos, você cresça ainda mais. Para te ajudar a colocar a casa em ordem, temos um time especializado para te atender. Para mais orientações como essa, procure-nos. Podemos te ajudar.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Recentes

Fraudes com atestados médicos: o que acontece com empregado queapresentar falso laudo para faltar no trabalho?

No âmbito do direito trabalhista, a ausência de um empregado por motivos de saúde é uma situação regulamentada pela legislação, que exige a apresentação de atestado médico para justificar a falta. A não apresentação desse documento acarreta descontos no salário do trabalhador, perda do descanso semanal remunerado e, em casos recorrentes, até a demissão por

Leia Mais »

EFD-Reinf: quem deve declarar em 2024 e quais as mudanças desta obrigação

Empresas devem estar atentas às novidades que começaram a valer no dia 1º de janeiro. Neste ano, uma das principais mudanças para a classe contábil é a substituição da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) pela Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). A mudança visa simplificar o processo obrigatório

Leia Mais »

Procurando por uma consultoria especializada?

Conversa GRATUITA com especialista

Sua oportunidade de ter uma consultoria contábil exclusiva antes de contratar o serviço. Nosso time de especialistas vai ajudar você a tirar suas dúvidas e entender melhor suas necessidades.